Aumento de casos de síndromes respiratórias por covid-19 preocupa em seis estados brasileiros, aponta Fiocruz  

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

por Tabitha Gomes

Publicado em 27/09/2024,

às 18h30

O Boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pela covid-19 em seis estados e no Distrito Federal. Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo registraram um crescimento significativo de infecções graves.

No entanto, o estudo também destaca que em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a curva de crescimento desses casos já mostra sinais de desaceleração. Além disso, as ocorrências de SRAG associadas ao rinovírus, que afeta principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos, estão em queda na maioria dos estados das regiões Centro-Sul e Nordeste. Apesar disso, o Ceará e Pernambuco continuam registrando aumento de infecções por esse vírus.

A Fiocruz alerta que dez das 27 unidades federativas apresentam tendência de crescimento de SRAG nas últimas seis semanas, o que inclui os estados do Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.

Apesar da desaceleração em algumas regiões, a covid-19 ainda é responsável pela maioria das mortes relacionadas a síndromes respiratórias, especialmente entre os idosos, seguida pela influenza A. Diante desse cenário, a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça a importância da vacinação.

“É crucial que todos os idosos e pessoas dos grupos de risco procurem os postos de saúde para se vacinar contra a covid-19”, enfatizou a pesquisadora, ressaltando a vacina como uma das principais medidas de prevenção contra o agravamento das síndromes respiratórias.

A Fiocruz continua monitorando a evolução dos casos de SRAG no país, em um esforço para fornecer informações detalhadas que auxiliem na tomada de decisões pelas autoridades de saúde.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Morre Divaldo Franco, referência do espiritismo no Brasil, aos 98 anos

14/05/2025

às 08h43

Com vencimento perto do fim, quase 50% dos baianos ainda não declararam o IR

13/05/2025

às 16h32

Governador em exercício, Geraldo Jr. discute ações institucionais e desenvolvimento com TCE e MP

13/05/2025

às 16h30

Salvador Fest anuncia primeiras atrações e abre vendas

13/05/2025

às 16h27

Galvão Bueno aprova chegada de Ancelotti

13/05/2025

às 16h25

Publicações Relacionadas