Lula chama conflito no Oriente Médio de “guerra da insensatez”

por Redação

Publicado em 21/04/2026,

às 12h10

Ao comentar a possibilidade de retomada de hostilidades no Oriente Médio, em meio à demora de uma segunda rodada de negociações entre os Estados Unidos e o Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se referiu ao conflito na região como “guerra da insensatez”.

“É uma guerra que não precisaria ter acontecido. Acho que os americanos são reconhecidamente um país muito forte. Não precisam ficar demonstrando força todo dia. Muitas coisas poderiam ser resolvidas sem nenhuma morte, sem nenhuma bomba, sentados à mesa de negociação.”

Em conversa com jornalistas durante viagem à Alemanha, Lula voltou a afirmar que “aquilo que os americanos querem que o Irã faça com o urânio” já foi alvo de acordo firmado entre Brasil, Turquia e Irã em 2010. “Mas os Estados Unidos não aceitaram. E nem a União Europeia”.

“Na verdade, eles estão pagando o preço da insensatez com um acordo que resolvia o problema”, disse.

“Não quiseram aceitar o acordo e, agora, estão, outra vez, discutindo a mesma coisa que teria sido resolvida em 2010. Por isso acho que é a guerra da insensatez. E quem vai pagar o preço disso é a pessoa que vai comprar carne, feijão, arroz. É o caminhoneiro que trabalha que vai pagar mais caro pelo combustível”, completou o presidente.

Saiba mais no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Categorias

Tags

Últimas Notícias

Brasil garante seleções da ginástica artística no Mundial da Holanda

18/06/2026

às 18h10

Líder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde

18/06/2026

às 18h02

Receita paga lote especial de restituição automática em julho

18/06/2026

às 17h39

Brasil finaliza preparação para enfrentar Haiti na Copa do Mundo

18/06/2026

às 16h35

Brasil: invencibilidade e liderança na Liga Mundial de Vôlei

18/06/2026

às 16h19

Publicações Relacionadas