Especialista revela o que significa dormir com os pés fora do cobertor

Foto: Freepik

por Leonardo Souza

Publicado em 29/10/2024,

às 19h22

A medicina do sono, área que estuda o que acontece com o corpo humano durante o período de inconsciência, destaca a importância de analisar os costumes das pessoas ao dormir, como aqueles que só conseguem adormecer com os pés para fora do cobertor. Esses hábitos podem revelar informações importantes sobre a qualidade do sono e a saúde do indivíduo.

Por que algumas pessoas só conseguem dormir com os pés para fora do cobertor? A médica Natalie Dautovich, da National Sleep Foundation, explica que esse hábito curioso pode estar ligado à temperatura corporal. Para uma boa noite de sono, o ideal é que o corpo esteja em torno de 18°C a 20°C.

Manter o corpo aquecido demais sob as cobertas pode atrapalhar o sono. Isso acontece porque, para dormir bem, nossa temperatura corporal precisa diminuir. É aí que entram os pés! Com muitos vasos sanguíneos próximos à pele, eles agem como reguladores térmicos, liberando calor para que o corpo atinja a temperatura ideal para uma boa noite de sono. Por isso, muitas pessoas, inconscientemente, colocam os pés para fora do cobertor.

Manter os pés descobertos ajuda na regulação da temperatura corporal, promovendo um sono mais profundo e reparador, como destaca Natalie Dautovich. Essa teoria é reforçada por um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology, que comprovou a relação entre a exposição dos pés ao ar fresco e a qualidade do sono.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Nova frente fria se aproxima e pode prolongar período de chuvas em Salvador

12/05/2025

às 07h40

Queda na popularidade fará Lula ‘meditar duas ou dez vezes’ sobre reeleição

12/05/2025

às 07h37

Líder do MST diz ser plano B ao candidato de Lula na eleição do PT

12/05/2025

às 07h30

EUA e China sinalizam acordo para aliviar guerra comercial e rever tarifas

12/05/2025

às 07h27

Transporte de veículos pesados volta a operar no sistema Ferry-Boat entre Salvador e Itaparica

10/05/2025

às 07h01

Publicações Relacionadas