Saúde incorpora transplante da membrana amniótica para tratar diabetes

por Redação

Publicado em 16/04/2026,

às 16h32

O Ministério da Saúde incorporou o transplante da membrana amniótica no tratamento do diabetes e de alterações oculares via Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi tomada após parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Em nota, a pasta informou que a tecnologia passa a ser indicada para transplantes relacionados a feridas crônicas, pé diabético e alterações oculares. A expectativa é que mais de 860 mil pacientes sejam beneficiados ao ano.

Agência Brasil no WhatsApp

Entenda

A membrana amniótica é um tecido coletado durante o parto e utilizado na medicina regenerativa, com ação anti-inflamatória e cicatrizante que reduz as complicações no tratamento de diversas doenças.

No caso do pé diabético, por exemplo, a tecnologia possibilita uma cicatrização até duas vezes mais rápida das feridas quando comparada aos curativos padrão. No SUS, ela já é utilizada no tratamento de queimaduras extensas desde 2025.

Já em casos de alterações oculares, como pálpebras, glândulas lacrimais e cílios, o tecido auxilia na cicatrização de feridas e pode reduzir a dor, além de otimizar a recuperação da superfície ocular.

“O novo curativo biológico também contribui para a redução do risco de novas lesões e melhora a qualidade da visão, sendo uma opção eficaz, principalmente para casos mais graves ou que não respondem bem aos tratamentos convencionais, como glaucoma, queimaduras oculares, inflamações, perfurações e úlceras da córnea”, destaca o ministério.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Categorias

Tags

Últimas Notícias

A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana

26/06/2026

às 16h24

Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda

26/06/2026

às 15h58

Sem Censura recebe pioneiras do futebol a um a 1 ano da Copa no Brasil

26/06/2026

às 15h49

Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento

26/06/2026

às 15h03

Vice-governador Geraldinho representa o governador nos atos vespertinos da Data Magna em Cachoeira

26/06/2026

às 14h52

Publicações Relacionadas